Quantos ja leram:

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Juntos pela cidade

Hoje decidi fazer algo de diferente para oferecer aos meus leitores.
Uma peça de teatro que escrevi a 2 anos.
Espero que gostem tanto quanto eu gostei.

Personagens
João – tigre
Tiago - Galo
Nuno - Raposa
Carlos -Ouriço
Denise -Coelho
Maria -Gato
Brutos -Bulldog
Batista - Dobermann
Einstein - Coruja
Obikwelu - Chita

Cena 1 Na cidade de Jotapolis a porta da igreja
Denise está a espera de Maria, uma amiga sua de longa data
Denise - (enquanto olha para o relógio da igreja) Mas será que esta rapariga chega sempre atrasada? (Começa a andar as voltas)
Maria – (Ainda longe e a falar alto) DENISE! A quanto tempo! Então conta lá o que é feito de ti (Ao chegar ao pé de Denise da lhe dois beijinhos e um abraço).
Denise – Eu estou bem sim. Mas vamos andando deixa-me mostrar-te a cidade. (E vão andando)
Cena 2 – Em casa
Maria – Adorei a cidade!
Denise – Que bom, mas deixa me apresentar te aos meus amigos, Carlos e Nuno.
(Após as apresentações feitas)
Carlos – (Dirigindo-se para a porta) Amigos vamos dar uma volta.
Nuno, Denise e Maria – (Falando em conjunto) Vamos sim!
Cena 3 – Em frente da câmara municipal
Denise – Oh meu deus (Espantada) Vocês já viram a infelicidade destas pessoas?
Maria - É verdade, ninguém pode fazer nada! (Revoltada)
Nuno – Vamos falar com o presidente para saber o que se passa!
Carlos – Boa ideia (Com convicção)
Cena 4 – Na câmara municipal
Carlos – Nós queríamos falar com o presidente. Ele está?
Baptista – (Resmungão) - Sim está, mas não podem vê-lo, ele está muito ocupado! (E mostrando uma certa agressividade) E agora podem se ir embora, não tenho paciência para aturar criancinhas
(Ouve se uma voz muito assustadora vinda de outra sala) – Deixa-os entrar, quero ouvir o que essas crianças têm para me dizer!
Cena 5 – escritório do presidente
Entram e vêm um possante tigre sentado atrás de uma secretária
Nuno - Bom dia (cheio de coragem, enquanto o resto se escondia por traz dele)
João - Bom dia rapazes! O meu nome é João e eu sou o presidente (Levantando-se) O que vos traz aqui?
Denise - B… Bom dia (mostrando um pouco de medo) nós vínhamos na rua e reparamos que as pessoas estão muito tristes, gostava de saber porquê que elas estão assim.
João – (Soltando um riso maléfico) Eu sou o único que se pode divertir nesta cidade!
Nuno - Isso não está correcto!
Maria – É verdade! Devias dar uma oportunidade as pessoas para que possam mudar isso!
Denise - Sim! Isso mesmo, uma espécie de eleições!
João – (Respondendo muito rapidamente) Eleições não! Seria muito injusto para mim! E que tal, um jogo? Explica-lhes Einstein.
Einstein –Muito bem,(e olhando para o grupo) o Jogo é composto por 4 provas de 3 categorias, uma de inteligência, uma de força e uma de velocidade, e uma, contra o nosso grandioso líder (João fica todo convencido) em que mistura todas as categorias! (Apontando para os rapazes) Se ganharem, o que não creio que aconteça, ficam com a cidade!
João - Se não, ficam os meus bobos para… SEMPRE!
Nuno – (Enchendo-se de confiança) COMBINADO!
Carlos - Espera Nuno!
Maria - Será impossível competir com um tigre, ainda por cima adulto!
João – (Interrompendo os jovens) Mas esperem! O concurso terá as inscrições abertas a toda a cidade!
João – (Chamando alguém de fora da sala) BAPTISTA!
Baptista - (Entrando rapidamente) Sim vossa Malvadeza? (Concluindo uma vénia) o que deseja de mim?
João - Vai afixar uns cartazes a anunciar o concurso! Vai começar dentro de um mês!
Baptista - SIM SENHOR! (enquanto saia da sala a correr)
Cena 6 – caminho para casa
Denise - Vamos! Temos que nos inscrever rápido!
Cena 7 – No estádio municipal de Jotapolis
Carlos - (Um pouco nervoso) Bem, é hoje! Daremos o nosso melhor!
Maria – Isto hoje está cheio. (e olhando para os rapazes) tenham cuidado, reparem ali naquela coruja e aquela chita, vai ser muito difícil vence-los.
João - (Anunciando) Bem-vindos senhoras e senhores, espero que estejam todos prontos para os jogos porque eu estou!
Carlos – (chateado) Lá está aquele fanfarrão a gabar-se mais uma vez
Maria - E quem será aquele outro cão grande do seu lado?
Denise - (Troçando) Ele deve ser tão corajoso que tem de trazer guarda-costas
Tiago – (Aparecendo do nada) Bom dia meus senhoras e senhores! Eu sou o Tiago e serei o vosso árbitro hoje! Hoje como sabem vão haver quatro provas, em que a ultima será contra o nosso grande “imperador” (Após uma pausa) e quero um jogo Limpo!
João - Agora que já sabem as regras! Que tenham inicio os jogos!
Denise, Nuno e Maria - Boa sorte Carlos! A primeira prova será a tua!
Cena 8 – Pista de atletismo
João - (Troçando de Nuno) Parece que será uma corrida justa! Carlos o ouriço contra Obikwelo a chita!
Nuno – (Preocupado com o resultado da corrida) tem calma tu consegues!
Maria – (Mostrando se preocupada) Tem cuidado!
Carlos - Obrigado amigos (Prometendo) Vou ganhar isto! Garanto-vos!
No final da corrida…
 Tiago – (Em duvida) Bem esta corrida foi mesmo renhida. Tenho mesmo que confirmar na repetição pois Carlos e Obikwelo, aparentemente empataram a corrida.
Após alguns segundos surge a resposta
Tiago - Declaro que o vencedor será… CARLOS!
João – Impressionante! Estás de parabéns!
Nuno e Denise (Festejando) BOA! Ganhas-te!
Maria – Estou mesmo feliz por ti (Abraçando-o)
Tiago - A próxima prova será um questionário! Um renhido desafio entre Denise, o coelho e Einstein, a coruja! O questionário será composto por 3 questões apenas, de maneira a ser rápido, e não haver hipóteses de empate!
Cena 9 - No centro do Recinto em dois púlpitos:
Denise – (Cheia de confiança) Eu vou conseguir! Vocês vão ver!
Tiago - Aqui vai a primeira pergunta: como foi que João se tornou imperador?
Einstein – (muito nervoso) Eu… Eu… Eu não sei
Denise - (Aproveitando a deixa) Foi através dos seus jogos sujos, num destes concursos!
Tiago – (Incrédulo) Custa-me a crer, mas acertaste; segunda pergunta: Há quantos anos foi Fundada esta cidade?
Einstein – (Muito rapidamente) 100 Anos!
Tiago - Correcto! E parece que temos um empate! Aqui vai a última pergunta: Qual é o prato preferido de João?
Einstein – (Cheio de confiança e tentando intimidar Denise) Coelho assado!
Nuno – (Falando para o resto do grupo) – Esta foi baixa, espero que ela não desista!
Maria – (Gritando para Denise) NÃO DESISTAS! NOS CONFIAMOS EM TI!
Tiago - Devo dizer-te que apesar de muito perspicaz, a tua resposta está errada!
João - (Pensando em voz alta) Bem jogado até eu me admirei com esta resposta!
Denise – (Arriscando) O tigre é vegetariano!
Tiago - (Incrédulo) Impressionante! Até hoje ninguém tinha acertado! A tua resposta está mesmo correcta!
Maria, Nuno e Carlos – (Festejando) BOA! CONSEGUISTE!
Tiago - Muito bem! Aqui vai a última prova! Uma prova de levantamento de pesos. Brutus, o Bulldog francês! Contra Nuno, a raposa! O peso vai ser de 250kg!
Cena 10 - Num palco improvisado:
Brutus – (Cheio de confiança pega no altere) Tu consegues brutos (no último momento ouve-se um estalo!) Ai as minhas costas! Já estou velho para isto! (Deixando os pesos cair)
Maria – (Soltando uma rizada) Estamos contigo Nuno!!
Nuno – (um pouco nervoso) Vamos lá ver se consigo (Conseguindo após muito esforço)
Faz se um momento de silencio:
Tiago – As eliminatórias chegaram ao fim! Estão apurados os nossos finalistas: Carlos, Denise e Nuno.
Tiago - Aqui vem a última prova! Uma espécie de triatulo em que se tem que fazer uma corrida de 100 metros, um levantamento de 300kg, e responder a uma difícil pergunta! E as regras para esta prova é que… (soltando uma rizada) NÃO HÁ REGRAS!
Após os concorrentes estarem nos seus postos:
Cena 11 Pista de atletismo:
Tiago – (após o tigre estar preparado) 3…2…1… Partida!
Carlos - (Logo após Carlos e João terem arrancado ao mesmo tempo Carlos cai de nariz no chão) Então!? (Enervado) Isto é batota! (Enquanto tira o nó que lhe tinham feito nos ténis)
João – Não meu caro. Não há regras, lembras-te? Vale tudo! (Soltando uma rizada maléfica) Então adeus (E vai a correr calmamente para a meta).
Tiago – E João corta a meta em 1º! Ele é o vencedor desta corrida!
Cena 12 Palco onde estão os alteres:
Maria – (Tomando consciência da batota do tigre) Nuno não te deixes intimidar por esse bruto!
Nuno – Vou tentar (Acenando para Maria)
Tiago - Nuno está pronto?
Nuno – (Fazendo um movimento com a cabeça) Estou sim!
Tiago - então pode começar!
Nuno - Ok, cá vai disto! (enquanto faz um enorme esforço para levantar o peso). Estou a conseguir! (de repente um dos alteres solta-se e ele perde)
Maria – Oh não, ele fez batota outra vez! Se isto continua assim perdemos a chance de devolver a liberdade a estas pessoas!
Tiago – Nuno foi desqualificado! Meu senhor já ganhou mas pode tentar a sua sorte se quiser (Fazendo um sorriso maléfico).
João – Não vale a pena. Tenho que me despachar, não posso deixar a menina a espera (deslocando-se para os púlpitos)
Tiago – muito bem esta competição está a ser completamente dominada por João, mostrando um completo domínio sobre os seus adversários
Maria – Sim pois! Só ganha com batota é o que é.
Cena 13 Nos Púlpitos:
Tiago – Muito bem agora que já estão prontos aqui vai a pergunta mistério: Qual é o segredo da felicidade?
João - Ora bem essa é fácil! (Soltando uma risada maléfica) O segredo da felicidade é dinheiro, fama e poder!
Tiago - A resposta até a mim me causa dúvidas, terei que confirmar nesta enciclopédia! (Após alguns segundos a resposta surge) Devo-lhe dizer que a sua resposta está errada meu senhor (Mostrando-se confuso)
Denise – (Após Ouvir isso, chega-se a frente) O segredo da felicidade é algo tão simples como a amizade!
Tiago – (Bastante sensibilizado) está correcto!
Cena 14 Pódio:
Tiago - (Pegando na chave da cidade e num diploma) podem subir ao pódio meninos (e entregando-lhes os objectos) aqui têm a chave da cidade e um diploma confirmando que vocês são os vencedores deste torneio (após cumprimentar todos) o que vão fazer agora em relação á presidência da cidade?
Denise – Bem eu acho que falo por todos nos (e olhando para os seus amigos) queremos dar a presidência da cidade a Einstein!
Einstein – (Comovido) Obrigado meninos, nunca ninguém tinha feito algo assim por mim! (após se recompor) Nunca vos esquecerei!
Cena 15 Num canto do estádio:
João - (Sentado e bastante triste pela humilhação chora) porque!? Ninguém gosta de mim!
Maria – (Reparando na tristeza do tigre) Isso não é verdade (E enxugando as lágrimas ao tigre) tens imensos amigos, (e apontando para todos) Tens o baptista e o brutos que nunca te abandonaram, tens o Einstein que apesar de agora ser o presidente nunca te abandonou, e tens nos a nos! Tens imensos amigos basta olhares a tua volta!
João - Sim tens razão (e dando um abraço a Maria) Não posso ficar assim! Vou ajudar esta cidade a melhorar! Obrigado!
Cena 16 De volta a casa:
Carlos – (Sentando-se num sofá) Bem hoje foi um dia difícil amigos
Nuno – A quem o dizes! (Espreguiçando-se) estou cansado!
Denise – Estão se a esquecer de algo (E apontando para Maria) é hoje que ela se vai embora! Temos que a ir levar!
Nuno e Carlos – (Já em direcção a porta) Vamos então.
Cena 17 – Já as portas da cidade:
Maria – Bem amigos, vou sentir muito a vossa falta (abraçando cada um) Especialmente tuas Carlos (Dando-lhe um beijo na cara)
Carlos - (Embaraçado) Oh nós também vamos sentir muito a tua falta!
Denise - Nunca esqueceremos todo o apoio que nos deste!
Nuno – é verdade sim! Sem to teu apoio provavelmente não teríamos ganho o torneio!
Carlos – (Ainda envergonhado) Voltas?
Maria – Volto sim! Prometo! (e dizendo isso volta costas e vai-se embora enquanto todos acenam)


FIM

2 comentários: